Depois de dois anos sem as atividades presenciais de promoção para a cidadania LGBT+, suspensas em função da fase crítica da pandemia da Covid-19, Contagem volta a realizar eventos como esse a partir desta segunda-feira (1º/8), dentro da Semana da Diversidade.
A programação termina no domingo (7/8) com a 16º Parada do Orgulho LGBT+ de Contagem, que ainda traz gaymada, entrega do 16º Prêmio de Direitos Humanos e Cidadania LGBT+ e roda de conversa.
Tudo recheado com show de música para celebrar que o respeito deve sempre prevalecer e o amor não tem fronteiras. Toda a programação tem o apoio da Prefeitura de Contagem, por meio das secretarias de Esporte e Lazer e Direitos Humanos e Cidadania.
Abrindo a semana, na segunda-feira, a partir das 18h, na Casa Nair Mendes Moreira (praça Vereador Josias Belém, 01 - Sede, Casa Amarela) vai rolar uma roda de conversa com o acolhimento de famílias LGBT+.
O bate-papo será conduzido pelo empresário contagense do setor de estética, Dudu Fashion, que é militante e, atualmente, o presidente do Conselho Municipal LGBT+, vice-presidente do Centro de Luta pela Livre Orientação Sexual de Contagem – Cellos de Contagem, que irá receber uma personalidade do setor empresarial que investe na comunidade LGBT+.
A Ordem dos Advogados do Brasil - OAB seção Contagem também participará. O evento é aberto à população. Entre uma conversa e outra haverá shows das drag queens Allana Dellattore e Sthephanny D’ Monaco. O evento termina às 21h.
Na terça-feira (2/8), às 19h, o Centro de Luta pela Livre Orientação Sexual de Contagem – Cellos de Contagem entrega o Prêmio de Direitos Humanos e Cidadania LGBT+ a pessoas ligadas a várias áreas do Poder Público ou da sociedade civil, que mais se destacaram executando ações ao longo de 2021 e contribuíram para a visibilidade da causa LGBT+ e para a redução do preconceito.
A entrega do prêmio será no auditório da Prefeitura de Contagem, a partir das 19h, com a presença da primeira presidenta trans do Cellos Contagem, Evellyn Loren. A apresentação será de Michelle Loren, Scarlla Veigr e Nickary Aycker.
Gaymada
Já na sexta-feira (5/8), a semana abre espaço a um momento de descontração e interação da comunidade LGBT+ com a população em geral com a gaymada.
O evento esportivo será realizado no Campo Cruz Azul (praça Imaculada Conceição - Novo Eldorado). Segundo um dos organizadores, Dudu Fashion, serão quatro times, cada um com dez pessoas. Um dos times será formado pelo Studio Funcional Desportivo Nequinha. “A gaymada é um momento de ocupação dos espaços públicos e de interação com a população em geral”, comentou Dudu.
Os demais grupos serão montados com os inscritos que enviarem seus nomes para o link https://www.sympla.com.br/lgbt-esporte-gaymada__1664188.
O evento começa às 18h e conta com o apoio da Secretaria de Esporte e Lazer da Prefeitura de Contagem. O primeiro lugar recebe medalhas de honra ao mérito. Entre as disputas estão programados shows de drags. Quem for ao evento poderá ainda tirar dúvidas em questões relacionadas à comunidade LGBT+ com a Ordem dos Advogados do Brasil - OAB Seção Contagem que vai montar um estande no local. As barraquinhas do Projeto Economia Solidária também estarão presentes.
Encerramento
O encerramento da Semana da Diversidade é no domingo (7/8), com a realização da 16° Parada orgulho LGBT+ de Contagem que este ano traz o tema "Resistir e existir um ato de amor à vida”.
A realização da Parada é garantida pela Lei Municipal n°4.277 de 24 de julho de 2009. A concentração do evento começa, às 12h, na praça da Glória. A expectativa é de que o evento reúna 10 mil pessoas.
Haverá presença de trios elétricos que trarão nomes importantes da cena LGBT+ de Contagem, como Nayla Brizard, Wandera Jones, Penélope Fontana, entre outras. Às 16h, os participantes sobem a avenida João César de Oliveira em direção ao Cinco, onde o evento termina às 20h.
“Estamos ansiosos pela parada, porque depois de dois anos apenas com atividades on-line nós queremos mostrar a todos e todas que resistimos e existimos usando para isso como palco a principal avenida da cidade exigindo respeito e inclusão.”, finalizou Dudu Fashion.
Informações pelo telefone do Cellos Contagem 31-97255-9354 ou também pelo 31-33922810 da Superintendência de Defesa dos Direitos Humanos e Diversidade Sexual